Skip Navigation Links
Ignorar hiperligações de navegação
Interligações
Ponto Virtual (VIP)
Valores Horários
Utiliz. das Infraestruturas
Capacidades
Balanço
Indisponibilidades
Plano Anual de Manutenção
Indisponibilidades
Qualidade de Serviço
Qualidade do Gás

Rede Nacional de Transporte de Gás Natural


A Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN) é a infraestrutura de transporte de gás do sistema Nacional de Gás Natural e é composta por uma rede de gasodutos com diâmetros que variam entre as 12” e as 32” (polegadas). Fazem ainda parte da RNTGN as estações com as seguintes tipologias:

  • Estações de junção, destinadas à derivação de linhas de transporte;

  • Estações de seccionamento, cuja função principal é o seccionamento da linha de transporte em situações de emergência

  • Estações de regulação e medição de gás, destinadas à redução da pressão e medição do gás entregue a consumidores diretamente ligados à RNTGN ou a redes de distribuição;

  • Estações de transferência de custódia, que permitem a receção e entrega do gás natural nas fronteiras da RNTGN com a rede interligada.

A operação da RNTGN é assegurada pela REN Gasodutos, S.A., a qual exerce esta atividade em regime de concessão de serviço público, juntamente com a atividade de Gestão Técnica Global.

O gás natural é parcialmente odorizado nas entradas por Campo Maior e por Valença do Minho, sendo o nível de odorante complementado nas saídas para consumo até aos limites definidos por lei. O controlo da qualidade do gás transportado e entregue na RNTGN é assegurado pela monitorização em tempo real dos parâmetros de qualidade mais relevantes (como Poder Calorífico Superior, densidade, ínidice de Wobbe e composição do gás natural) com recurso a cromatógrafos de gás e de enxofre instalados em pontos específicos da rede de transporte.