Skip Navigation Links
Ignorar hiperligações de navegação
Interligações
Ponto Virtual (VIP)
Valores Horários
Utiliz. das Infraestruturas
Capacidades
Balanço
Indisponibilidades
Plano Anual de Manutenção
Indisponibilidades
Qualidade de Serviço
Qualidade do Gás

Ponto Virtual de Interligação - VIP

 

Desde 2012 que a Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN) dispõe de um Ponto Virtual de Interligação (ou VIP) na fronteira com a rede interligada. Este ponto virtual, criado no âmbito da Iniciativa Regional do Gás do Sul em colaboração com o Operador da Rede de Transporte Espanhol e os Reguladores de Portugal e Espanha, veio antecipar uma determinação do Código de Rede de Atribuição de Capacidades para os pontos de interligação, o qual deverá entrar integralmente em vigor em novembro de 2015.

O VIP consiste na união dos dois pontos físicos relevantes existentes na fronteira Portugal-Espanha, nomeadamente o ponto de Campo Maior-Badajoz e o ponto Valença do Minho-Tuy, e serve o propósito comercial de oferta, atribuição e nomeação de capacidades de gás natural por parte dos seus intervenientes, o Operador da Rede de Transporte na sua atividade de Gestão Técnica Global (ou GTG) e os Agentes de Mercado.

Neste ponto são atualmente oferecidos todos os produtos de capacidade existentes em cada um dos lados da fronteira, nomeadamente produtos harmonizados (de igual valor em ambos os lados da fronteira) de capacidade anual, trimestral, mensal, diária e intradiária.

Os produtos oferecidos no VIP são atribuídos ao mesmo Agente de Mercado em ambos os lados da fronteira num processo baseado no mercado, sendo que o Agente de Mercado em questão deverá estar registado em ambos os países e dispor de um único Código de Identificação de Energia (ou EIC). Para poder utilizar a capacidade, o Agente de Mercado a quem foi atribuído o respectivo produto de capacidade deverá assinar um contrato de transporte com cada um dos operadores da rede interligada.

Para mais informações relativamente aos mecanismos de contratação de capacidade consulte o documento: Coordinated Implementation of the Network Code on Capacity Allocation Mechanisms - Information Memorandum