Skip Navigation Links
Ignorar hiperligações de navegação
Oferta de Serviços
Descrição do SNGN
Balanceamento do SNGN
Regras de Balanço
Ações de Compensação
ERP
Capacidades Disponíveis
Atribuição de Capacidade
Anual
Trimestral
Mensal
Semanal
Diário
Intradiário
Sobrereserva & Resgate
Resumo
Características do Gás
Gás Natural
Compostos de Enxofre

ERP - Entidade Responsável pelas Previsões


Dando cumprimento às regras e princípios estabelecidos no código de rede para a compensação das redes de transporte de gás, designadamente o Regulamento (UE) nº 312/2014, de 26 de março, e no Regulamento de Operação das Infraestruturas (ROI), a entidade reguladora nacional (ERSE) atribuiu à REN, na qualidade de operador da rede de transporte de gás natural, a função de Entidade Responsável pelas Previsões (ERP) para a zona de compensação portuguesa.

Em conformidade com o estabelecido regulamentarmente, nomeadamente no Regulamento de Relações Comerciais do setor do gás natural (RRC), a ERP tem a responsabilidade de:

  • Prever diariamente os consumos diários dos consumidores com medição não diária, de acordo com uma metodologia de previsão integrada no Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados.
  • Propor anualmente à ERSE, para aprovação, em coordenação com os operadores das redes de distribuição, os perfis de consumo a aplicar às entregas de clientes com medição não diária.
  • Pelo menos de dois em dois anos, elaborar um relatório sobre a exatidão das previsões dos consumos com medição não diária.

Nos termos regulamentares, encontram-se disponíveis os perfis de consumo, os consumos médios diários, bem como a metodologia de elaboração da proposta de perfis de consumo.

 Documentos: