Skip Navigation Links
Ignorar hiperligações de navegação
Utiliz. das Infraestruturas
Balanço
Indisponibilidades
Plano Anual de Manutenção
Indisponibilidades

Armazenamento Subterrâneo


A atividade de Armazenamento Subterrâneo (AS) compreende a recepção, a compressão, o armazenamento no subsolo e a despressurização e secagem do gás para posterior entrega à rede de transporte. A infraestrutura de AS é composta por um parque de 4 cavernas de formação salina natural, com volumes que variam entre os 330 e os 660 mil m³, aproximadamente. Estas são propriedade da REN-Armazenagem, S.A. (3 cavidades) e da Transgás Armazenagem, S.A.(1 cavidade), as quais exploram as respectivas infraestruturas em regime de concessão de serviço público, permitindo o acesso regulado a qualquer Agente de Mercado.

Faz ainda parte da infraestrutura do AS uma estação de superfície dotada dos equipamentos necessários à exploração em segurança das cavernas de gás natural (como sejam compressores, estação de filtragem e secagem) e ao desenvolvimento de novas cavernas (estação de lixiviação). A sua localização perto de Pombal, num ponto central da rede de gasodutos e junto à costa marítima, favorece não só a operação global do sistema como também os processos de construção de novas cavernas, ao garantir o escoamento da salmoura em condições ambientalmente seguras.

Encontra-se em fase de projecto a expansão da capacidade de armazenamento do Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN) a partir da construção de novas cavidades.