Skip Navigation Links
Ignorar hiperligações de navegação
Shipping Atlântico

Terminal de GNL

 

As instalações do Terminal de GNL de Sines inserem-se num porto com fundos naturais, livres de assoreamento, com 15 mts/ZH, o qual dispõe de boas acessibilidades marítimas, oferecendo acesso ao Oceano Atlântico e possuindo capacidade de recepção de navios metaneiros de última geração até 216 000 m3 de GNL.

O Terminal de GNL tem uma enorme importância estratégica nacional, uma vez que se constitui como alternativa ao gasoduto terrestre. Dotado de um posto de acostagem para recepção e descarga de navios metaneiros, a Instalação dispões de três tanques para o armazenamento do gás natural liquefeito, com uma capacidade instalada de armazenagem de 390 217 m3.

Do Terminal constam ainda instalações de regaseificação de GNL e de despacho de gás natural para a Rede Nacional de Transporte de Gás Natural (RNTGN). Igualmente está dotado de três baías de enchimento de camiões-cisterna para abastecimento de unidades autónomas de regaseificação distribuídas pelo país.A capacidade da Instalação é cerca de 8 mil milhões de m3(n)/ano, correspondendo a uma capacidade de expedição nominal de 900 000 m3(n)/h e a uma capacidade de expedição máxima de 1 350 000 m3(n)/h.

Portal Shipping Atlântico